13/06

Vai viajar com a família? 5 dicas para montar a playlist ideal!

A música pode transformar aquela viagem enfadonha de carro em família em um prazeroso trajeto de descobertas fora da rotina. Crianças e bebês geralmente adoram uma boa trilha sonora, mas não é só isso: a música é um poderoso elemento de formação, que atua na sensibilidade desde os mais pequenininhos, auxiliando também na comunicação e no desenvolvimento das atividades motoras.

Viajar com crianças é sempre trabalhoso e cheio de detalhes para que ninguém passe apertado. Saiba aproveitar este momento em que as crianças estão sem as distrações do dia-a-dia e capriche na seleção das músicas. Separamos aqui algumas sugestões que farão a viagem passar rapidinho, escolhendo temas para os momentos de diversão e também para a hora do soninho.

Brincadeiras cantadas

Comece com as músicas que pedem pra fazer careta, mímicas e siga o ritmo com palmas, elas são perfeitas para a ocasião. Mesmo que não dê pra seguir à risca a brincadeira que sugere a letra, as crianças não vão hesitar em improvisar, garantindo também umas boas risadas. As cantigas de roda e músicas folclóricas se encaixam dentro desta categoria, acompanhadas de gestos e letras que os pequenos sabem de cor e salteado. Os pais podem compartilhar esse momento brincando junto com a meninada e comandando a bagunça, eles vão adorar!

Histórias musicadas

CDs com historinhas e contos de fada narrados também são super indicados para as viagens. Após as brincadeiras, pode ser bom escolher algo que prenda a atenção das crianças como aventuras surpresas e muitas emoções. Se houver alguma história inédita ou que seus filhos ainda não saibam o final, melhor ainda! A novidade certamente fará prender a respiração dos pequenos curiosos.

Para a hora do relax

Quando perceber que a pilha está quase acabando, é hora de mudar o clima. Troque a animação por músicas relaxantes, como temas instrumentais e até mesmo o clássico-erudito. A série MPBaby traz versões instrumentais de nomes tradicionais nacionais e internacionais – como o Clube da Esquina e Beatles – interpretados por grandes músicos brasileiros. Além de acalmar as pequenas feras, agrada também aos papais e mamães, com releituras de hits que atravessaram gerações. As canções de ninar podem ser uma opção, mas cuidado! É bom não embalar o motorista, que deve estar sempre atento e desperto na estrada.

Preparando com as músicas dos papais

Mesmo com tanta opção de músicas infantis, qualquer ritmo ou melodia são capazes de encantar e divertir os pequerruchos. Se não deu tempo de preparar minuciosamente o repertório infantil, não se preocupe. Faça uma seleção com as músicas do papai e da mamãe, atendendo a uma variação de tipos que atendam aos ouvidinhos ainda em formação. Deixe de fora os extremos muito barulhentos ou muito monótonos e invista em algo como samba de raiz, marinhas de carnaval, poprock com refrões marcantes e música popular com bons vocais.

Tornando o ambiente mais confortável

Os títulos mais ouvidos em casa não podem ficar de fora. Quando o cansaço bater, vai ser ótimo trazer aquele pedacinho de aconchego para o ambiente, escolhendo músicas e cds que as crianças estão familiarizadas.

Como você prepara a trilha sonora infantil, para os momentos de viagem? Já conhecia essas dicas ou você utiliza outros truques e estilos musicais? Conte pra gente nos comentários abaixo e compartilhe as dicas com outros viajantes!

 

Gostou?

Seu comentário: