22/12

Os benefícios da natação para a saúde das crianças

Olá, pessoal!

O jornalzinho infantil que vem junto com o Jornal O Tempo do final de semana passado trouxe uma matéria muito legal sobre natação.

Um mergulho aqui, outro ali, e muitos benefícios para a sua saúde!

A natação não é apenas uma linda atividade física – as crianças que a praticam também têm ótimo equilíbrio e pontaria.

Pedro Policarpo sabe bem disso. “Filho de peixe”, ele aprendeu a nadar com seu pai e hoje coleciona várias medalhas. “Não penso muito nos benefícios da natação, mas sinto na pele tudo o que o esporte me proporciona”, conta ele. E esse “tudo” seria o quê? “Desde que comecei a nadar, minha respiração melhorou e meu desempenho em outros esportes, também”.

Ana Fortuna Sales é outra peixinha das piscinas. “Nadar é muito bom! Além de fazer novos amigos, gosto da sensação de ficar debaixo d’água”, conta ela. Entre as maiores dificuldades da natação, Ana conta que é conciliar a respiração com as braçadas.

Ana Clara de Souza Rezende não fica atrás. Pequenininha, ela já nada como gente grande. “A gente vê a professora fazendo e repete. É gostoso ficar na água”, diz ela. Xiiii… será que o mesmo vale para os dias de frio? “No frio é mais difícil. Mas tem aquecimento antes e rapidinho a gente acostuma!”.

Saiba mais sobre os benefícios da natação:

Sabia que a criançada em idade pré-escolar que inicia um programa de adaptação na água tem um rendimento mais satisfatório em seu processo de alfabetização?

Não é de se espantar quando se fala que a natação é um esporte completo. Ele também melhora a resistência do organismo e ajuda na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite e problemas ortopédicos. Bacana, não?

A água faz parte das nossas vidas, e essa matéria me fez lembrar das várias músicas relacionadas que temos com o mundo aquático. Olhem só que legal:

  • A canoa virou;
  • Peixe vivo;
  • Caranguejo;
  • Sapo Jururu;
  • e é claro… Quem te ensinou a nadar.

Um abraço e até o próximo post!

Gostou?

Seu comentário: