01/05

É hora do parto! O que já posso deixar pronto na mala?

Mamães e papais passam a gravidez inteira esperando ansiosos pelo grande momento. Cada detalhe é planejado com muito cuidado, desde a procura pelo médico ideal, até a decoração do quartinho do bebê, deixando tudo pronto para a sua chegada.

Com tantos preparativos em vista, muitas vezes, os pais acabam se esquecendo de cuidar de si mesmos e deixam algumas coisas importantes para trás. Para curtir esse momento único com calma, preparamos uma listinha de coisas necessárias para a sua segurança e conforto nesta data tão esperada.

Produtos de higiene pessoal

É fato que logo após o êxtase do nascimento do seu bebê, você vai se sentir bastante cansada. Nada melhor que um banho para ajudar a relaxar e recuperar as energias.

Leve shampoo, condicionador, sabonete, escova de dentes, pasta e escova de cabelos – algumas maternidades costumam até oferecer, mas é sempre melhor usar os produtos que estamos habituados. Tome cuidado na escolha de desodorantes ou perfumes, tente escolher os mais leves e neutros, já que seu bebê estará sempre no seu colo e o ideal é que ele sinta o cheiro natural da mãe. Além disso, evita que o recém-nascido tenha alguma alergia.

Algumas mães gostam até de levar maquiagem, elásticos, faixas ou presilhas, pois é um momento propício para muitas fotos e vídeos.

Absorventes

O mesmo caso dos produtos de higiene pessoal. O hospital costuma fornecer absorventes, mas você vai preferir usar aquele que já está acostumada. Separe alguns da sua marca preferida e coloque na mala – é bem normal ter sangramento após o parto, tanto na cesariana quanto no parto normal.

Lenços umedecidos

Outro cuidado importante que você deve tomar é o de usar os lenços umedecidos mais suaves para a sua higienização íntima, depois do nascimento do bebê. Sua pele estará muito sensível, independente de qual for o parto e pode ser incômodo se limpar com o material comum.

Roupas para o hospital

Pijamas e camisolas mais soltinhas são essenciais, irão ajudar a lidar com o cansaço e facilitar a amamentação que já se inicia nos primeiros momentos de vida de seu filho – assim como o sutiã de amamentação, as conchas ou absorventes para os seios.

Leve também um roupão. É prático para quando for receber visitas ou andar pelos corredores do hospital.

Itens que as pessoas sempre costumam esquecer, em qualquer que seja a viagem ou hospedagem, são necessários também para o hospital, como por exemplo: chinelos ou sandálias de dedo, meias e roupas íntimas.

Roupas para a saída do hospital

Mantendo a lógica anterior, as vestimentas para esse momento devem continuar folgadas e confortáveis, dando preferência aos tecidos leves e elásticos. A barriga de grávida não some de uma hora para a outra, tenha calma e aguarde o seu corpo se adaptar novamente.

Itens para o bebê

Fique atenta à alguns itens fundamentais para atender o seu filho nos primeiros dias:

  • creme para prevenção de assaduras;

  • pacote de fraldas descartáveis RN;

  • pelo menos 3 conjuntos pagão com calça e 3 macacões de recém nascido;

  • dois lençóis de bercinho;

  • e 6 fraldas de pano.

Dependendo da estação, é bom levar também 3 conjuntos de roupinhas de lã, incluindo 3 sapatinhos, luvas e uma manta bem quentinha.

Uma boa ideia é deixar o carro preparado, portanto já compre, teste e posicione o seu bebê-conforto para atender o filhote assim que ele chegar.

Documentos

Por fim, para facilitar e agilizar a urgência que precisamos em um momento como esse, lembre-se sempre de ter separado: RG, CPF, carteira de convênio e RG do acompanhante.

Extras

Máquina fotográfica e filmadora, sempre com pilhas reservas, pois serão muitos cliques. Celular, carregador e uma lista com os telefones das pessoas mais especiais, afinal elas estarão esperando a notícia, tão ansiosas quanto você.

Para evitar que itens importantes sejam esquecidos, recomendamos que as mamães que já alcançaram as 34 semanas de gestação já comecem a preparar a sua malinha, pois a partir de agora o seu bebê pode decidir vir a qualquer momento.

Como está a sua malinha pra maternidade? Tem algo a mais do que as nossas dicas? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo!

 

Gostou?

Seu comentário: