08/06

Como escolher as músicas para uma festa infantil

Para garantir a animação de uma festa infantil, nada melhor do que uma boa trilha sonora, divertida e variada. Não é raro que os pais se deparem com o dilema da escolha das músicas, se perguntando muitas vezes: “Quais cds devo selecionar? Em que ordem devo colocá-los? Será que está adequado para a faixa etária?”

Preparar uma playlist animada é mais fácil do que imaginamos, por isso trazemos algumas dicas e sugestões para embalar as brincadeiras dos pimpolhos!

Comece com os títulos preferidos

A maioria dos pais já ficaram escutando por meses uma mesma música que o filho aprendeu a cantar na escolinha ou que decorou pela trilha sonora de um desenho animado. Começar pelos artistas e cds que o filho mais gosta e que escuta em casa é um caminho quase sempre infalível.

Separe os títulos predileto e então complemente com novidades – que podem ser inclusive um presente para o pequeno. Tenha um bom número de cds para garantir no mínimo umas 4 horas de música.

Músicas para brincar

As músicas que sugerem gestos e acompanhamentos rítmicos são uma boa pedida, principalmente para as crianças entre 3 e 5 anos. Alguns jogos também podem ser feitos a partir da trilha sonora, como os velhos e conhecidos dança da cadeira e brincadeira de estátua. Não é à toa que as cantigas de roda estão até hoje firmes e fortes; se é uma música que a criançada saiba cantar, dançar e bater palmas, certamente irão se entreter com os clássicos do folclore brasileiro.

Se inspire pelo tema da festa

Se o motivo escolhido for um desenho animado, a trilha sonora certamente pode ser tocada, juntamente com os de personagens e animações semelhantes. Se o tema for mais genérico, como carnaval, vale arriscar um pouco e separar algumas marchinhas mais conhecidas. O ritmo e a repetição dos refrões sempre faz o maior sucesso entre a meninada! Mas tome cuidado para não exagerar. É bom intercalar momentos de títulos mais enérgicos com opções menos elaboradas, para não acabar entediando pelo excesso.

Certifique com os animadores sobre a escolha musical

Se resolveu convidar uma equipe de animação de fora, pergunte antes sobre a trilha sonora. Muitas vezes eles já têm um esquema bem trabalhado para que o ritmo não caia no meio na festa. Converse sobre as preferências do filhote e o tema da festa. Normalmente eles têm muitas opções e podem variar de acordo com o clima do aniversário.

Clássicos nunca saem de moda

Se ainda sim bater aquela dúvida, pode apostar nos artistas que são clássicos infantis: Eliana, Xuxa e títulos da Disney trazem sucessos que todos sabem de cor e salteado. A Turma do Cocoricó também embala em qualquer situação, ensinando a meninada com muita alegria! A Aquarela, de Toquinho e Os Saltimbancos são outros álbuns clássicos que passaram por gerações e continuam surpreendendo pelo interesse que despertam na criançada. E até mesmo alguns nomes menos conhecidos, com Hélio Ziskind, podem trazer outros tesouros conhecidos, com a música de banho do Ratinho do Castelo Rá-tim-bum.

E aí, ajudamos a dar aquele empurrãozinho para a diversão ser completa? Conte pra gente nos comentários abaixo o que achou, se costuma ter outras cartas na manga e também quais são as preferências de casa!

 

Gostou?

Seu comentário: