30/09

A importância de um animal de estimação

Olá, pessoal!

Bichinhos de estimação… acho que todo mundo aqui já teve algum, certo? Sejam peixinhos ou, sei lá, pôneis, um animal de estimação é muito importante para o desenvolvimento de uma criança.

Uma pesquisa na França revelou que quase 80% das famílias entrevistadas acreditam que um animal doméstico favorece o convívio em família. E a pesquisa confirma a importância desses animais no desenvolvimento da afetividade de crianças e adolescentes.

As crianças que convivem com animais de estimação apresentam muitos benefícios, como o despertar de vários sentimentos positivos com o bichinho, o que contribui para a auto-estima e autoconfiança da criança.

Ter um bichinho de estimação requer vários cuidados básicos, e um adulto pode orientar a criança a ter essa noção. Todo mundo adora o bicho, mas na hora de dar banho e catar a caquinha dele ninguém quer ser o dono. E é nessa hora que se ensina o conceito de responsabilidade.

Alimentar, levar pra passear, limpar, medicar quando necessário, brincar… criam o vínculo afetivo e ensinam importantes fatos da vida e seus opostos, como a alegria e a tristeza. A vida e a morte de um animal de estimação tem um papel importante na preparação da criança para a realidade da vida.

A pesquisa apresenta os seguintes benefícios para a criança:

  • A criança que convive com animais é mais afetiva, repartindo as suas coisas, é generosa e solidária, demonstra maior compreensão dos acontecimentos, é crítica e observadora, sensibiliza-se mais com as pessoas e as situações.
  • Apresenta autonomia, responsabilidade, preocupação com a natureza, com os problemas sociais e desenvolve uma boa auto-estima.
  • Relaciona-se facilmente com os amigos, tornando-se mais sociável, cordial e justa. Sabe o valor do respeito.
  • Desenvolve a sua personalidade de maneira equilibrada e saudável, tendo mais facilidade para lidar com a frustração e liberta-se do egocentrismo.

E sua criança? Já tem um animal de estimação? Ainda não? Já pensou nesta idéia?

Existem as pessoas que gostam de gatos e as que gostam de cachorros. Cada um tem sua preferência, mas seguem algumas dicas para a escolha do seu bicho.

Escolhendo seu bicho

Qualquer animal de estimação pode proporcionar prazer as crianças, mas é importante escolher um “adequado” a sua família, sua casa e estilo de vida. Lembrando que tem que ser um que a criança possa ajudar a cuidar. Nada de animais agressivos ou muito complexos de se cuidar.

Cachorros

Eu gosto de cachorros, e crianças de 3 e 4 anos já podem tê-los, uma vez que já adquiriram certa autonomia e já possuem habilidades motoras, são capazes de se defender e entender algumas regrinhas básicas como não provocar o animal. Já as crianças menores de 3 anos ainda não tem a maturidade para controlar seus impulsos de agressividade e irritabilidade, e devem ser observadas quando estão com seu animalzinho.

Gatos

Os gatos são indicados a partir dos 3 anos. Eles são bichos limpos, carinhosos e proporcionam tranqüilidade.

Lembre-se de observar antes se sua criança é alérgica a pelos.

Aves e Peixes

Para esses animais não há restrição de idade e os pequenos podem ajudar nos cuidados com a limpeza e a alimentação.

Cuidados com seu bicho

As crianças devem aprender, que os animais, precisam de alimento, água, exercício e carinho.

Explicar que o animal é irracional e muitas vezes não sabe o que está fazendo. Ela deve entender que nem sempre ele vai fazer o que ela quer (como os animais dos filmes).

Conforme a idade da criança, é importante que os pais atribuam algumas responsabilidades, como alimentar, dar banho, remédio ou pentear o pêlo. Lembrando que os pais são a referência da criança para tudo. Elas aprendem observando também o nosso comportamento. Você está cuidando direito do seu bichinho?

A mãe da minha sobrinha ainda não deixa ela ter um bicho em casa. O horário da casa deles é meio complicado mesmo. Mas mesmo assim procuro mantê-la sempre perto dos animais. Passeios ao Zoo, visitas a casa de amigos que tem animais, parques ecológicos e acho que ela adora. Quem sabe daqui a alguns anos teremos uma veterinária amiga dos animais?

Um abraço do Tio Fred.

Gostou?

3 comentários

  • Leticia Braga postou dia 5 de outubro de 2011 às 14:07

    Eu acho o maximo esses bichinhos de estimação. Tenho dois cãezinhos atualmente e amo. Com certeza quando eu tiver meus filhos Eles também terão seus bichinhos.

  • comprar views no youtube postou dia 15 de fevereiro de 2014 às 23:38

    muito bom o post, parabéns !

Seu comentário: