20/05

5 jogos infantis para trabalhar a criatividade do seu pequeno, logo nos primeiros anos

A criatividade é uma qualidade que pode ser desenvolvida em qualquer idade, através de estímulos à criação de novas soluções e padrões de pensamento. Apesar de ser possível trabalhá-la em qualquer fase da vida, nas crianças é o melhor momento para ter início, pois elas ainda são livres de julgamentos e desconhecem as regras sociais, por isso se sentem mais livres para expressar essa criatividade natural do ser humano. Aos pais, cabe a responsabilidade de não impor limites a esse potencial criativo, que se tornará um diferencial na vida adulta, quando o filho(a) se inserir no mercado de trabalho.

Nos primeiros anos, as crianças querem brincar muito e os brinquedos não são um simples passatempo. Eles servem também para os filhos crescerem e desenvolverem suas capacidades cognitivas, emocionais e relacionais. Para cada idade há uma brincadeira ou brinquedo mais apropriado, que diz respeito às habilidades que a criança começa a desenvolver naquela fase. O que podemos destacar logo de cara, que é uma característica comum aos pequenos, é a predileção por brinquedos que estimulem sua capacidade auditiva e visual: cores e sons são sempre bem vindos e ótimos para estimular a criatividade logo no início da vida.

Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns jogos ótimos para estimular desde o cedo os pequenos a desenvolver a criatividade:

Pintura

Qual a criança que não adora pintar e desenhar? Com a devida supervisão, desde cedo os pequenos já podem se aventurar nas pinturas à guache. Caso ainda sejam muito novos para manusear um pincel, vale incentivar a brincadeira com esponjas, os dedos das mãos e, por quê não, dos pés.

Blocos de montar

Coloridos, de diversos tamanhos e propostas, os blocos de montar são sucesso em diversas idades. Inclusive entre os mais velhos! Para os pequenos, é importante ter atenção ao tamanho das peças, que devem ser grandes o suficiente para que eles não possam engoli-las. São uma excelente pedida os blocos que vêm em suporte com luz e som.

Modelagem

Seja com argila ou massinha de modelar, a modelagem desenvolve a coordenação motora e a criatividade. O legal na escolha da argila é que depois as crianças podem perder horas brincando de pintar com guache aquilo que criaram.

Teatro de fantoche

Os fantoches de mão são ótimos por cativarem a atenção das crianças e permitirem às mais velhas criarem elas mesmas suas histórias. A movimentação que as mãos dão às bocas dos fantoches dão a impressão que as personagens possuem vida própria, algo que envolve as crianças.

Música

Desde muito pequenas, a música tem um efeito encantador sobre as crianças. Importante para o desenvolvimento infantil, a música estimula não só a criatividade, o desenvolvimento motor e a sociabilidade, como também o desenvolvimento da fala e, posteriormente, a alfabetização.

Algo legal para se fazer com a música é associá-las a brincadeiras de roda ou coreografias que estimulem o lado lúdico. Também são muito interessantes os cds com músicas personalizadas, nas quais a criança se sente diretamente atingida pela cantoria.

Seja quais jogos você escolher para os seus filhos, aproveite o momento de descontração para reforçar os vínculos parentais. Faça parte da diversão e cresça com sua prole. Depois, não se esqueça de deixar seu comentário neste post, nos contar como foi a experiência!

 

 

Gostou?

Seu comentário: