25/04

5 benefícios que as músicas proporcionam para as crianças

Diversos estudos já comprovaram a importância da música para a vida de uma pessoa. Em 2011, o governo federal instituiu que as escolas públicas colocassem na grade curricular de crianças com até 6 anos, alguma atividade envolvendo música.

Para estes pequenos, a música está diretamente ligada ao desenvolvimento funcional e o estímulo do seu intelecto, por isso tanta importância. Abaixo você irá conhecer outros 5 benefícios que as músicas proporcionam para as suas crianças.

Estimuladores do QI

Um estudo foi feito pela Universidade de Toronto, no Canadá, onde o psicólogo Glenn Schellenberg monitorou avaliações de QI de crianças com até 6 anos. Os testes foram realizados antes e depois de um período onde os pequenos tiveram a música inserida em suas atividades escolares. Como resultado, Glenn observou que as notas dos testes subiam consideravelmente, de 6 a 8 pontos.

A música estimula o cérebro a trabalhar com mais agilidade, melhora a coordenação motora, aumenta a sensibilidade da criança, entre diversos outros benefícios. Tais melhorias farão com que seu filho tenha um rendimento ainda melhor nos estudos e também na vida como um todo.

Facilitador na Alfabetização

É através das musiquinhas sutis e de letras delicadas que as crianças aprendem melhor a gramática e até mesmo outras questões em diversas matérias. As rimas repetitivas, principalmente quando são acompanhadas de gestos com as mãos ou o corpo, estimulam a criança a associar a música com o que precisa aprender. Quem nunca se divertiu com as canções de escola e sorri até hoje quando as escuta? Um gostinho de infância delicioso que são facilitadores desde os tempos mais remotos.

Sensibilidade e Criatividade

Diversos estudos já comprovaram que a música estimula a sensibilidade de crianças, mesmo quando ainda estão no útero da mãe. Isso se dá porque a música causa estímulos bem intensos no cérebro e faz com que as crianças ativem funções sensitivas básicas como a motora, a cognitiva, a auditiva, a afetiva e a visual. A música também proporciona a interação das crianças com a arte e, por consequência, nas atividades desse tipo. É uma boa oportunidade para aquelas mamães que desejam que seus filhos aprendam uma atividade extra e ainda não sabem qual.

Auxiliador de Atividades

Como já foi dito, a música facilita o aprendizado nas matérias escolares. Da mesma forma, quando ela é aplicada nas atividades do dia-a-dia, auxilia bastante. Música para a hora do banho ou para a hora de comer, por exemplo, faz com que as crianças realizem tais funções com mais empolgação e agilidade.

Tratamento para problemas de saúde

Logo no início desta conversa, você viu que a música estimula o cérebro a funcionar melhor. Alguns problemas de saúde podem ser evitados quando ela é aplicada na vida de uma criança: o Mal de Alzheimer, problemas de estresse, ansiedade e a solidão são alguns dos males que podem ser combatidos na fase adulta, quando a música é aplicada na vida de uma criança.

 

A partir de agora, os papais e as mamães podem incentivar seus filhos a ouvirem músicas de todos os estilos, mas lembrando que devem ser direcionadas às suas faixas etárias!

 

Se quiser saber mais, leia outros posts sobre o assunto:

A importância da música para sua criança e Música na infância

 

Gostou?

2 comentários

Seu comentário: